Dados Geográficos

05/10/2017

DEPENDENCIA GENEALOGICA 
O município de Cuiabá deu origem ao município de Araguaya (depois extinto), que deu origem ao município de Registro do Araguaya (depois extinto), que deu origem ao município de Araguayana (depois extinto), do qual originou-se o município de Barra do Garças, que deu origem ao município de Novo São Joaquim, de onde se originou o município de Novo São Joaquim, que deu origem ao município de Santo Antonio do Leste.

DENOMINAÇÃO DOS HABITANTES
Santo-antoniense-do-leste 
LOCALIZAÇÃO GEOGRÁFICA
Mesorregião Nordeste mato-grossense, Microrregião Canarana.

FISIOGRAFIA

O município está localizado no Planalto Central, com altitudes entre 600 e 700 metros.. O solo varia entre arenoso e argilo-arenoso, de média fertilidade e coloração evoluindo de vermelha (menor parte) até amarela. A vegetação tipicamente é dominada por cerrado baixo (maior parte) e campos, em geral substituídos por lavouras.

RECURSOS HÍDRICOS

Santo Antônio do Leste encontra-se exatamente no divisor de águas Xingu/Araguaia, sendo que, na realidade, a sede municipal hoje está toda contida na Bacia do rio Araguaia, sub-bacia Rio das Mortes, mas futuras áreas de expansão da sede municipal poderão estar inseridas na Bacia do rio Xingu. Os cursos d’água de maior importância no contexto municipal são o ribeirão Quinze de Agosto e rio Kuluene, na Bacia Xingu; e o córrego Buriti e rio Suspiro, na Bacia Araguaia. Quanto ao aqüífero subterrâneo, os resultados obtidos com poços profundos já perfurados na cidade indicam vazões da ordem de 36 m3/h, com aproximadamente 150 metros de profundidade.

POPULAÇÃO

Conforme dados do IBGE na contagem 2010 o Município de Santo Antonio tem 3.754 habitantes. www.ibge.gov.br/cidadesat/xtras/perfil.php?codmun=510779&r=

ELEITORES

Em Agosto/2012 conforme fonte do TSE existem 2.676 eleitores no Município de Santo Antonio do Leste, confira no link abaixo. www.tse.jus.br/eleicoes/estatisticas/quantitativo-do-eleitorado/consulta-quantitativo

LIMITES GEOGRÁFICOS

O Município de Santo Antonio do Leste faz fronteira a Leste com Primavera do Leste, ao Norte com Paranatinga, a oeste com Campinápolis, sudoeste com Novo São Joaquim e ao sul com Poxoréu.

RELEVO

O relevo é composto por grandes áreas planas, ocupadas principalmente por lavouras e vales com depressões, que formam os cursos d’água.

COORDENADAS GEOGRÁFICAS

Latitude : 14º49’09’’ Longitude: 53º37’09’’

EXTENSÃO TERRITORIAL

A extensão territorial do Município e Santo Antonio é de 4.147 km2.

BACIA HIDROGRÁFICA

Grandes Bacias do Amazonas e Tocantis.

FORMAÇÃO GEOLÓLICA

Coberturas não dobradas do Fanerozóico, sub-bacia ocidental do Paraná. 
Autor:Jeronimo Lemes de Siqueira