Publicado em: 12/07/2019 ás 14:00:00

A Prefeitura de Santo Antônio do Leste por meio da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente, realizou a entrega dos 25 kits de irrigação por gotejamento para produtores da agricultura familiar, os conjuntos são proveniente do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) via Superintendência Federal de Agricultura, Pecuária e Abastecimento do Estado de Mato Grosso (SFA-MT).

Foram entregues 25 kits, sendo que destes, 05 foram destinados à comunidade indígena. Cada kit é composto de 01 caixa de água de 500 litros, mangueira de irrigação e tem uma capacidade para irrigar uma área de 500 metros quadrados, por meio do gotejamento, favorecendo uma economia de até 60% de água em relação aos equipamentos tradicionais.

Os materiais são fabricados com a tecnologia Israelense, o que aumenta a durabilidade e melhora a funcionalidade e, mesmo parecendo simples é de muita uma eficácia conforme explicou o técnico da Empaer Jonathan de Vasconcelos Barros, com uma vasta explanação sobre a instalação e funcionalidade dos kits. Na ocasião de entrega ele disse que o órgão estará sempre disponível ao pequeno produtor para todo e qualquer auxilio necessário, Jonathan ainda  ressaltou a importância dos materiais entregues e disse esperar que os equipamentos façam a diferença na produtividade dos que os receberam “Espero que cada pequena gota de água possa trazer uma gigantesca qualidade de vida, pois vocês produzem alimentos, e alimento é vida”.

O Prefeito Miguel Brunetta falou da importância das ações voltadas às atividades da agricultura familiar, destacando que também veio da atividade familiar e que todo apoio possível continuará sendo dado aos pequenos produtores e à comunidade indígena que também está cultivando pequenas plantações em suas áreas “Acredito que esses equipamentos serão bem utilizados por todos que estão recebendo, em prazo curto de tempo tenho a certeza de que o resultado já será visto, isso nos faz sentir a necessidade de cada vez mover esforços entorno da agricultura familiar, o fortalecimento deste setor é fundamental para a nossa comunidade, e o que eu digo a vocês que aqui estão é que as demandas devem ser trazidas até o poder publico para que sejam apreciadas e na medida do possível e dentro da legalidade sejam atendidas, dando assim ao pequeno produtor condições dignas de produtividade e renda” - disse Miguel.

O secretário de Agricultura e Meio Ambiente Jerônimo Lemes de Siqueira, agradeceu a parceria da EMPAER e o apoio do Prefeito Miguel nas ações da secretaria. Ele explicou ainda que foi feito um levantamento sobre a demanda e o conselho municipal de desenvolvimento rural do município determinou quais propriedades seriam beneficiadas. Jerônimo ainda frisou os benefícios dos kits para as famílias, segundo ele estes materiais servem como um incentivo à produção em maior escala, sendo útil aos produtores que tem a possibilidade de “Temos uma demanda muito grande na agricultura familiar e pequeno produtor, esses kits veio pra auxiliar na produção, já estamos trabalhando também na busca de mais equipamentos para contemplar demais agricultores que não receberam os materiais nesta primeira etapa.” – disse o secretário.

A cerimônia aconteceu na Câmara Municipal e participaram da entrega além de pequenos produtores que receberam os kits o Prefeito Miguel Brunetta, vice-prefeito José de Arimatéia, presidente da Câmara Alcidenes José, vereadores Edvaldo Souza, Leonardo Souza, Odailton Pereira, Euclides Cecatto e vereadora Lucila Tafarel. Também presente estavam a presidente do Assentamento Matrinxã Sra. Ironiza e o presidente do sindicato dos trabalhadores rurais Alisson Silva.