Publicado em: 07/03/2018 ás 11:50:00

Já estão abertas as inscrições para o exame certificatório de jovens e adultos que não concluíram a educação básica (ensino fundamental e médio). As inscrições serão online e os exames presenciais em um dos 22 Centros de Educação de Jovens e Adultos (Cejas) do Estado, conforme escolha do aluno.

Em Santo Antônio do Leste a secretaria Municipal de Educação vai auxiliar os interessados que encontrarem algum tipo de dificuldade para se inscrever, basta procurar a secretaria de educação em anexo a prefeitura municipal de segunda a sexta-feira das 07 às 11 e as 13 às 17 horas.

Para fazer a inscrição basta acessar o site http://sigeduca.seduc.mt.gov.br/exame/home.aspx  e terá acesso a janela com o edital e a ficha de inscrição.

Os 22 Cejas estão distribuídos nos polos de Alta Floresta, Barra do Bugres, Barra do Garças, Cáceres, Colíder, Confresa, Cuiabá (duas escolas), Diamantino, Jaciara, Juína, Juara, Lucas do Rio Verde, Nova Mutum, Pontes e Lacerda, Primavera do Leste, Rondonópolis, Rosário Oeste, Sinop, Sorriso, Tangará da Serra e Várzea Grande.

Para o exame do ensino fundamental, podem se inscrever os candidatos cuja idade, na data da prova, for igual ou superior a 15 anos. Em relação ao ensino médio, estará apto o candidato cuja idade for igual ou superior a 18 anos. O candidato não precisará comprovar a escolaridade anterior, conforme Resolução nº 479 CEE/MT.

O período de realização das provas será de 05 de março a 02 de dezembro de 2018. O período entre 10 e 21 de dezembro ficará reservado para a realização de reagendamentos, solicitados por meio de recurso.

Segundo Antônio Marcos Passos de Mattos, responsável pela realização do exame, a previsão é que mais de 70 mil estudantes façam os exames certificatórios em Mato Grosso. “O resultado dos exames é imediato e o processo de certificação será entre 30 e 60 dias. Se o candidato precisar do certificado antes desse período o Ceja fará uma declaração”, explicou Mattos.