Publicado em: 24/11/2015 ás 09:20:12 Autor: José Eduardo Foto: J Jr

Novembro Azul é uma campanha de conscientização realizada por diversas entidades no mês de novembro dirigida à sociedade e, em especial, aos homens, para conscientização a respeito de doenças masculinas, com ênfase na prevenção e no diagnóstico precoce do câncer de próstata.

E a Secretaria Municipal de Saúde com o apoio da Prefeitura Municipal de Santo Antonio do Leste realizou no ultimo dia 13 de novembro de 2015 a campanha novembro azul no município, o evento contou com a presença do Secretário de Saúde Sr. Marcos da Silva Alves entre outras autoridades locais, médicos, enfermeiros e demais profissionais da área, a população compareceu em massa na Câmara Municipal dos Vereadores, local onde foi realizado o evento.

Houve palestra voltada diretamente para o público masculino, direcionada ao câncer de próstata. O câncer de próstata é uma doença que atinge os homens em maior escala quando comparado ao índice em que o câncer de mama atinge as mulheres. Um dos principais fatores, além da falta de informação propriamente dita, ainda é o preconceito com o exame de toque retal, assunto que muitas vezes vira motivo de piadas entre alguns homens.

Apesar das estatísticas ainda não muito animadoras, sabe-se que 9 a cada 10 casos tem chances de cura, desde que diagnosticada precocemente, o que reforça ainda mais a busca e o incentivo das campanhas em apoio ao combate e prevenção precoce desta doença, assim como é com o câncer de mama para as mulheres.