Publicado em: 23/10/2015 às 16:01:00 Autor: José Eduardo Foto: José Eduardo

O mês de outubro é dedicado exclusivamente a prevenção do câncer de mama e do colo uterino. Denominado como Outubro Rosa, trata-se de uma campanha de conscientização realizada por diversas organizações, dirigida à sociedade e diretamente às mulheres sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce da doença. A campanha surgiu em 1985 por intermédio da American Cancer Society (Sociedade Americana do Câncer).

O outubro rosa desenvolve em todo o mundo a campanha internacional anual de mobilização, conscientização do cuidado, prevenção e diagnóstico, tratamento e cura do câncer na mama e no útero. A campanha também oferece informações e apoio às pessoas afetadas pelo câncer.

A campanha outubro rosa teve seu auge nesta sexta feira (23) em Santo Antonio do Leste, a Secretaria em Parceria com a Prefeitura Municipal realizou uma gincana voltada exclusivamente para o publico feminino.

O evento deu início as 08 h com a abertura solene contando com a presença do Exmo. Sr. Prefeito Miguel José Brunetta, vice-prefeita Marlene Biff, 1ª dama e Secretária de Assistência Social Sra. Marli Artuzo Brunetta, Secretário de Saúde Sr. Marcos Silva Alves, Secretária de Educação Sra. Claudilene Oliveira, Coordenadora Pedagógica Sra. Jarineide, alem dos diretores e professores das escolas municipais, Vereadores Ângelo dos Passos e Sebastião Vanderlei, Dr. Jorge Gutierrez e toda equipe de saúde do município que não mediram esforços para realização dessa grande festa.

Alem das brincadeiras e jogos houve também uma palestra ministrada pelo enfermeiro Cristiano, voltada diretamente para o câncer de mama e do colo uterino, onde foi explicado as possíveis causas, prevenção. Mostrando para a mulher que ela é capaz de fazer o autoexame, podendo assim conhecer seu próprio corpo como também verificando o surgimento de algum possível nódulo.

Foi servido um delicioso café da manhã, fazendo o encerramento com sorteios de vários brindes e até mesmo serviços doados pelos comércios, pessoas particulares e associações da cidade.