Publicado em: 07/12/2019 ás 09:31:00 Autor: Orlando de Souza Fonte: Assessoria de Imprensa

Foi inaugurado na manhã do dia 06 de dezembro, o Cartório de Registro Civil das Pessoas Naturais e juízo de paz de Santo Antônio do Leste - MT. Estiveram presentes representantes do Poder Executivo, Poder Legislativo, sociedade civil, servidores públicos municipais, lideranças religiosas e alguns pioneiros do município, dentre eles o Sr. Aldo Petrazzini e o Sr. Adelar Tafarel.

O cartório de Santo Antônio do Leste foi implantado com autorização do Poder Judiciário para prestar serviços de registro civil, certidões de nascimento, casamento, óbito, tabelionato como procurações, escrituras, autenticação, reconhecimento de firma, comunicações ao DETRAN/MT e negociação e mediação de conflitos.

O prefeito Miguel José Brunetta esteve na inauguração, disse que a implantação do cartório é uma grande conquista. “É um órgão muito importante para o nosso município, faço apelo a todos os moradores de Santo Antônio do Leste e região, para que dêem preferência ao Cartório local, dessa forma estaremos de forma indireta mantendo o órgão em funcionamento. Foram inúmeros pedidos para que o cartório fosse implantado em nosso município, começamos essa luta em 2015, só agora os esforços do poder executivo, poder legislativo e da população obtiveram êxito. Quero agradecer a todos que de alguma forma contribuíram para que essa realização fosse concretizada, parabenizo principalmente o Dr. Marco Antônio Magalhães dos Santos, pela nobre iniciativa e responsabilidade de estar à frente do mesmo." Ressaltou o prefeito.

Na ocasião, o presidente da Câmara, vereador Sr. Alcidenes José da Silva e vereador Edemil Pereira Saldanha fizeram uso da palavra. O Padre Emanuel abençoou o recinto, fazendo com que se tornasse oficial a abertura do Cartório. O pastor Lucas fez uma oração e ambos parabenizaram as autoridades pela conquista.

O Dr. Marco Antônio Magalhães dos Santos, que é o responsável legal pelo Cartório também fez uso da palavra. “Santo Antônio do Leste não tinha cartório e, observando essa necessidade da população que normalmente tinham que se deslocar até os municípios vizinhos para realizarem quaisquer atos, como por exemplo, reconhecimentos de firmas e autenticações, percebi o quanto a instalação do cartório poderia auxiliar a população. Assim, após a sinalização do Poder Judiciário no sentido de instalar o cartório, pedi autorização e começamos os trâmites necessários para a efetivação do cartório. Algumas funções nesse primeiro momento não estarão sendo realizadas, mas já está em andamento os procedimentos para que todas os atos sejam realizados nos próximos dias e certamente será um cartório referência no Estado de Mato Grosso. Agradeço o prefeito Miguel Brunetta, presidente da Câmara Municipal, demais vereadores presentes pelo apoio e todos que compareceram nesse ato solene." Ressaltou Dr. Marco.