Publicado em: 11/09/2015 ás 09:26:52 Autor: José Eduardo Foto: José Eduardo

A Independência do Brasil é um dos fatos históricos mais importantes de nosso país, pois marca o fim do domínio português e a conquista da autonomia política. O fato ocorreu em 7 de setembro de 1822. A partir desta data o Brasil deixou de Sr uma colônia de Portugal.

Ao viajar de Santos para São Paulo, D. Pedro recebeu uma carta da Coroa Portuguesa que exigia seu retorno imediato para Portugal. Diante desta situação, D. Pedro deu seu famoso grito, as margens do riacho Ipiranga: “Independência ou Morte!”

D. Pedro I foi coroado imperador do Brasil em dezembro de 1822, Portugal reconheceu a independência, porem exigiu uma indenização de 2 milhões de libras esterlinas. Em algumas regiões do Brasil, principalmente no Nordeste, ocorreram revoltas, comandadas por portugueses, contrárias à independência do Brasil. Estas manifestações foram duramente reprimidas pelas tropas imperiais.

A partir desta data o Brasil comemora sua independência, por todo país o 7 de setembro é comemorado com paradas cívicas, desfiles e homenagens.

A secretaria de Educação e Cultura de Santo Antônio do Leste em parceria com a Prefeitura, realizou no ultimo dia 04 de setembro a comemoração do dia independência. Os alunos da Escola Municipal Domingos Azzolini, Escola Municipal de Educação Infantil Vanderlei Cecatto e os alunos da APAE fizeram apresentações em praça publica, com danças e recitações. O evento também marcou o encerramento da semana da Pátria.