Publicado em: 29/07/2020 ás 22:10:00 Fonte: Assessoria de Imprensa

A Prefeitura Municipal de Santo Antônio do Leste, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social, através do CRAS Shalon informa medidas para garantir a oferta de serviços de Proteção Social Básica, PAIF - Proteção e Atendimento Integral à Família, SCFV - Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculo, EV - Equipe Volante, devido à pandemia causada pela COVID 19 foi adotada formas de evitar a proliferação do vírus, houve uma readaptação para dar continuidade a oferta dos serviços socioassistenciais. Uma das medidas orientadas pelo Ministério da Cidadania e pela Secretaria Nacional de Assistência Social, através da Portaria MC n.º 337/2020 e Portaria SNAS n.º 54/2020, é a de suspensão das atividades coletivas, entretanto os profissionais deram continuidade ao atendimento/acompanhamento aos usuários a fim de manter vínculos já estabelecidos.

Segundo a secretária de Assistência Social Marli Artuzo Brunetta, o CRAS adotou estratégias de comunicação regular com os usuários dos serviços socioassistenciais por meios remotos (telefone, whatsApp, videochamadas, rádio e também outras redes sociais, que podem levar informações específicas sobre o SUAS), ofertando assistência as famílias em decorrência da pandemia do Corona Vírus Covid-19, visto que, a entrega de “Kits” no domicílio, com posterior orientação remotas e individualizadas, NÃO se caracteriza como grupo de Oficina com Famílias, devem ser vistas apenas como estratégia para manter vínculos entre equipe técnica e usuários; (Nota Técnica n.º 4/20, sobre preenchimento de RMA, SISC e SisAcessuas), onde foram destinados as participantes inscritas nas oficinas da família PAIF, grupo das Gestantes, SCFV (Conviver), Equipe Volante - Assentamento Matrinchã e na Zona Rural, os materiais para serem desenvolvidos em suas casas, pois no momento as oficinas presenciais estão suspensas devido à pandemia.

Visando garantir métodos em caráter preventivo, protetivo e proativo, essas oficinas contam com aporte profissional da equipe técnica e facilitadoras, que podem se utilizar de recursos como orientações via WhatsApp, em vídeo, entre outros, com o objetivo proposto, além dos trabalhos manuais, mas também dando informações necessárias neste momento de pandemia. O Serviço prestado visa potencializar a vivência do ciclo de vida do usuário, através de atividades, diálogos e acessos, realizados na coletividade dos que também vivenciam os mesmos desafios. Estas atividades devem ser desenvolvidas de modo a alcançar os eixos propostos para o serviço: convivência Social, Participação e Direito de Ser. Enfatizamos que os contatos realizados por meio remoto são prioritariamente por conversas e não mensagens automáticas, estabelecendo diálogos, com uma comunicação interativa e participativa entre o usuário e a equipe técnica da Unidade; (Informe 2, Da Frente Nacional em Defesa do SUAS e da Seguridade Social).
Segue fotos em anexo, de trabalhos realizados em casa.