Publicado em: 17/09/2013 ás 08:55:52 Autor: ROSELI RIECHELMANN
A partir da próxima segunda-feira, 16 de setembro, 407 delegados eleitos nas etapas municipais da Conferência Nacional de Educação (Conae) estarão reunidos em Cuiabá, Hotel Fazenda Mato Grosso, para debater sobre o futuro que o Estado quer para a Educação no país. Durante quatro dias (até 19.09), das 8h à 18 horas, estudarão os 2.079 apontamentos feitos no documento nas etapas anteriores e construirão as proposta estaduais a serem apresentadas em fevereiro, na Capital Federal, durante a Conae-2014.

Com base no tema “O PNE na Articulação do Sistema Nacional de Educação: Participação Popular, Cooperação Federativa e Regime de Colaboração”, foram construídos sete eixos de discussão que foram estudados em etapas escolares, municipais e intermunicipais até chegar na etapa Estadual. Além do documento reformulado dentro das perspectivas matogrossenses, também serão eleitos os 54 delegados para representar o Estado na etapa Nacional.

Os participantes dessa grande encontro educacional foram eleitos a partir da participação nas etapas anteriores, nas quais tiveram composição de segmentos de toda a sociedade civil e organizada. As instituições representadas são oriundas dos movimentos socias, estudantil, profissionais da Educação Infantil, Básica, Ensino Superior, dirigentes da educação, Conselhos, da iniciativa privada e rede pública.
Os eixos trabalhados em torno do tema principal serão: (1) O Plano Nacional de Educação e o Sistema Nacional de Educação: organização e regulação; (2) Educação e Diversidade: justiça social, inclusão e direitos humanos; (3)– Educação, Trabalho e Desenvolvimento Sustentável: cultura, ciência, tecnologia, saúde, meio ambiente.

E ainda, (4) Qualidade da Educação: democratização do acesso, permanência, avaliação, condições de participação e aprendizagem; (5) Gestão Democrática, Participação Popular e Controle Social; (6) Valorização dos Profissionais da Educação: formação, remuneração, carreira e condições de trabalho; (7) Financiamento da Educação: gestão, transparência e controle social dos recursos.