Publicado em: 18/11/2013 às 15:53:24 Fonte: midianews
O Governo brasileiro decretou nesta segunda-feira (18) emergência fitossanitárias no Estado do Mato Grosso em função dos ataques da lagarta Helicoverpa armigera que afeta principalmente o cultivo de milho, soja e algodão.

O decreto do estado de emergência, publicado nesta segunda-feira (18) no Diário Oficial, tem vigência de um ano e concederá às autoridades uma "maior flexibilidade" para adotar as medidas necessárias para o extermínio da lagarta daninha.

A lagarta é da espécie Helicoverpa armigera, descoberta no final de 2012, e surpreendeu os produtores por seu poder destrutivo, segundo informações desta pasta. No início do mês, o Ministério do Meio Ambiente brasileiro também decretou estado de emergência fitossanitária na zona oeste do estado da Bahia pelo mesmo problema.