Publicado em: 07/10/2015 ás 11:54:00 Autor: José Eduardo Foto: J Jr

A Prefeitura Municipal de Santo Antonio do Leste em parceria com a Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente, Associação dos Pequenos e Médios Produtores Rurais e o SEBRAE-MT, realizou no ultimo sábado (04) no Assentamento Matrinchã, a palestra para mobilização para implantação do Programa Balde Cheio no Município.

Com o objetivo de capacitar técnicos e produtores rurais na pecuária leiteira, mantendo a sustentabilidade da atividade visando o desenvolvimento econômico, social e ambiental, contou com a presença do Consultor Credenciado do SEBRAE-MT e da EMBRAPA e palestrante, o Sr. Fernando Oliveira Bueno.

Estiveram presente no evento o Exmo. Sr. Prefeito Miguel José Brunetta, Vice-Prefeita Sra. Marlene Biff, Secretário da Agricultura e Meio Ambiente Sr. Jerônimo Lemes Siqueira, Presidente da Câmara Municipal de Vereadores Sr. Edvaldo Luz, Vereador Mario Gaivota, Vereador Euclides Cecatto, moradores e produtores rurais do Assentamento Matrinchã e propriedades rurais do município.

Destacou-se que o programa balde cheio é um programa de transferência de tecnologia, por meio da capacitação de técnicos locais, sendo uma escola interessante para o técnico, para os pesquisadores e para o produtor. “É um processo de aprendizado, de absorção das soluções locais, tanto para superar a falta de recursos para um investimento mais sofisticado como para observar resultados e situações que um laboratório ou uma sala de aula não poderiam fornecer”, destacou o consultor Sr. Fernando.

Importante ressaltar que o Balde Cheio não é um projeto de difusão de tecnologia, com palestras ou Dias de Campo. É um projeto de transferência de tecnologia, respeitando os limites e as particularidades de cada localidade. Os resultados são menos rápidos, porém são estruturados e assimilados de forma duradoura.