Publicado em: 20/10/2015 às 08:29:57 Autor: Cleiamar Tafarel Foto: José Eduardo

Apenas 15% dos alunos brasileiros da rede pública de Ensino Fundamental estudam em escolas com laboratório de Ciências. Nas particulares, a taxa não passa dos 60%. Números muitos baixo. Com isso.

A diretora da Escola Municipal Domingos Azzolini Cleiamar Maria Tafarel juntamente com a toda equipe escolar e alunos agradecem ao Exmo. Sr. Prefeito Miguel José Brunetta, Secretária de Educação e Cultura Claudilene Oliveira, e a todos os demais profissionais que não mediram esforços, para que pudéssemos estar aqui hoje com a concretização do laboratório de Ciências.

A professora de ciências Luzia Rosa fala – “as pessoas, em geral, têm dificuldades em entender a Ciência. Tudo parece um bicho de sete cabeças, em que quase nada é conhecido e tudo parece inacreditável. Se as pessoas compreendessem que entender Ciência é simplesmente entender as coisas que ocorrem na natureza, e que a Ciência evolui por causa dos seres humanos, tudo seria mais fácil. Os alunos necessitam desde cedo (séries iniciais), a ter contato direto e participar de aulas realizadas nos laboratórios de Ciências de suas escolas, para poder saber e entender. Considero excelente essa forma das crianças começarem a ter contato com Ciências podendo interagir com os materiais da escola”.

Sem contar com as vantagens que o uso do Laboratório de Ciência proporciona, que são:

• Permitir compreender as dimensões científicas;
  • Proporcionar aprendizagem significativa;
  • Estabelecer relações entre fatos e ideias;
  • Obter dados pela investigação e desenvolver soluções de problemas;
  • Promover a compreensão e a utilização dos recursos tecnológicos e suas implicações éticas e ambientais de produção e utilização;
  • Utilizar o conhecimento cotidiano para desenvolver o conhecimento científico, possibilitando um saber mais amplo;
  • Articular os conceitos construídos para organizá-los em um corpo de conhecimentos sistematizados;
  • Possibilitar a interpretação da complexidade do mundo;
  • Apoiar e colaborar na construção de conhecimentos em outras áreas curriculares.

Além do material didático específico, o Laboratório Interdisciplinar dispõe de um amplo suporte pedagógico, que abrange formação didático-instrumental especializada, com orientações metodológicas para os professores, e sugestões de atividades, garantindo o suporte seguro e eficaz para a realização do trabalho proposto.