Publicado em: 25/11/2018 ás 09:00:00

A Secretaria Municipal de Saúde divulgou as ações que estão e que ainda serão realizadas durante todo o mês de novembro em prol da conscientização dos homens sobre a importância de cuidar da saúde e realizar exames preventivos regulares.

Segundo a secretária Elaine Mors, já foi feito um trabalho de coleta de sangue para o PSA(Exame de prevenção) na zona rural, sendo nas maiores fazendas da região onde se concentra um grande número de homens em função dos trabalhos em lavouras.

Os trabalhos na zona urbana na sua grande maioria serão realizados no final do mês, do dia 26 à 30, no laboratório municipal que fica anexo à UBS – Unidade Básica de Saúde, mais conhecido como PA. Nestes dias além da coleta de sangue para exames, será feito um trabalho de conscientização sobre a importância da prevenção ao câncer de próstata.

Os horários de atendimento serão das 07h às 11h e das 13às 17h.

O exame de PSA tem como principais funções verificar a presença de um câncer de próstata e o andamento da doença, mas também é um marcador comum para outras doenças da próstata, como a prostatite e lesões no geral. PSA, na sigla inglesa: Prostate Specific Antigen (Antígeno Prostático Específico)