Publicado em: 26/01/2016 às 15:07:27 Fonte: https://www.facebook.com/GovernodeMatoGrosso/

O Governo de Mato Grosso apresentou hoje o plano emergencial de enfrentamento Aedes aegypti, o conhecido mosquito da dengue e que agora também transmite outras doenças graves, como a Zika e a Chikungunya.

Em 2015, no período entre 01 de janeiro e 12 de dezembro, foram registrados em Mato Grosso 27.597 casos prováveis de dengue, um aumento de 141% em relação ao mesmo período de 2014.

O número de casos suspeitos de microcefalia notificados em Mato Grosso aumentou na última semana, passando de 68 para 72.

A situação é séria. Entre as ações do plano emergencial estão:

- Em conjunto com os municípios, garantia de atenção aos pacientes para diagnóstico e tratamento dessas doenças, em especial às gestantes e bebês. Todas as referências que atendem o sistema único de saúde estarão orientadas a receber os pacientes para o acompanhamento neurológico dos pacientes.

- Distribuição aos municípios de ‘fumacê’, bombas costais e insumos como inseticidas;

- Capacitação por meio de teleconferências para os profissionais da saúde estadual abordando vigilância, controle, diagnóstico e assistência as doenças.

- Lançamento da campanha publicitária de sensibilização a sociedade no combate aos criadouros do mosquito.

Todas essas ações são importantes. Mas para vencer essa batalha é preciso o engajamento de todos.

Então, vai lá e faz aquela varredura no quintal de casa para não deixar nenhum objeto que possa acumular água parada. A vigilância deve ser diária.