Publicado em: 21/07/2018 ás 10:00:00 Autor: Eli de Oliveira

A arte de cozinhar ou preparar alimentos terá outro sentido para as alunas que participaram do curso de planejamento e reaproveitamento de alimentos oferecido pelo SENAR/MT; o curso que se encerrou nesta sexta-feira(20) teve duração de 40 horas, iniciou com dez participantes que durante a semana obtiveram aprendizados importantes, que farão a diferença no dia a dia. Foi o que disse Aurea Ramos, que se inscreveu no curso e finaliza com o sentimento de que valeu a pena a participação “O aprendizado que se tem em um curso como este se leva para a vida toda, vale muito a pena participar”.

A aluna Pauline Dantas ressaltou que seu aprendizado principal foi saber mais sobre o poder medicinal dos alimentos e o quão bom é consumir os alimentos aproveitando todos seus nutrientes “Além de aprendermos manipular melhor os alimentos, aprendemos também a se tratar com aquilo que geralmente desperdiçamos. Ter a consciência de não ser necessário consumir tantos produtos industrializados, pois tudo que precisamos está nos alimentos orgânicos. O segredo é usar toda essência do fruto da terra.” – disse.

Além de gerar economia doméstica, o curso traz uma visão ampla quanto ao poder medicinal dos alimentos, tanto na prevenção quanto na cura de inúmeras doenças, pois como sabemos tudo o que precisamos está na natureza conforme explica a instrutora do SENAR Maria Suely “Curiosamente nosso referencial biológico está na casca dos alimentos, da mesma forma como a casca protege o fruto das intempéries naturais, elas também tem informações biológicas para proteger a nossa pele, as sementes que geralmente jogamos fora, tem informações biológicas para proteger nosso sistema reprodutor; o diferencial deste curso é ensinar a maneira correta de como aproveitar todos os nutrientes contidos nos alimentos; isso gera economia e uma vida saudável, o que é qualidade de vida” – finalizou.

Representando o Sindicato Rural falou Fernanda Capellesso, segundo ela a capacitação é uma preocupação do Sindicato Rural e do Senar/MT e este curso vem para agregar valor na saúde e renda da comunidade “O objetivo do Sindicato é buscar parcerias que possa oferecer capacitação a comunidade, um curso como este agrega valor na alimentação saudável da família, até mesmo podendo ser uma eventual fonte de renda.” – disse Fernanda.

A secretaria de assistência social e primeira dama Marli Artuzo falou da importância em parcerias como esta “Estamos sempre abertos a parcerias que geram resultados, o sindicato rural tem sido um grande incentivador, trazendo treinamentos e capacitando pessoas em vários segmentos no nosso município, cabe ao poder público apoiar e colaborar para que esses treinamentos alcance o maior número de pessoas” – finalizou.

O curso foi ministrado entre os dias 16 a 20 de julho, oferecido pelo SENAR/MT em parceria com o Sindicato Rural e com apoio da Secretaria Municipal de Assistência Social.

Confira as fotos do curso na galeria de fotos do site da prefeitura municipal ou na página do facebook.