O MUNICÍPIO DE SANTO ANTÔNIO DO LESTE É CLASSIFICADO ENTRE OS MUNICÍPIOS DE BOA GESTÃO
Publicado em: 05/11/2019 ás 21:47:00 Autor: Orlando de Souza Fonte: Assessoria de Imprensa Foto: Imprensa

A pesquisa realizada pela Federação das Indústrias do Rio de Janeiro (Firjan) apontou que 69 municípios de Mato Grosso estão com classificação de boa gestão. Entre os melhores estão: São Félix do Araguaia, Alto Garças, Santo Antonio do Leste, Castanheira, Nova Canaã, Tabaporã, Sapezal, Santa Rita do Trivelato e Nova Bandeirantes.

O estudo aponta que os municípios de Mato Grosso estão em situação melhor do que a média nacional das cidades brasileiras. 55% dos municípios estão com índice acima de 0,5 no índice de gestão fiscal. Conforme a pesquisa, foram avaliados 5.337 municípios brasileiros. A classificação foi elaborada com base no Índice Firjan de Gestão Fiscal, que analisa as contas  baseadas em dados enviados pelas prefeituras ao Tesouro Nacional. O indicador leva em conta os critérios: liquidez, gastos com pessoal, autonomia e investimentos. A metodologia aplicada para a pontuação de 0 a 1 se baseia nos itens: gestão de excelência, boa gestão, gestão crítica e gestão em dificuldade financeira.

Dados da pesquisa indicam que 74% estão em situação crítica. Muitos não tem autonomia financeira devido a arrecadação insuficiente. O estudo  demonstra ainda que um percentual de 35% das prefeituras no país gastam mais que 54% da receita corrente líquida com pessoal, limitando de alerta da Lei de Responsabilidade Fiscal-LRF.

Outra quantidade apresenta excelência em gestão.

O presidente da AMM, Neurilan Fraga, destacou a importância da pesquisa para avaliar a gestão fiscal. São os  municípios, que recebem a menor parcela de recursos na partilha do bolo nacional de tributos,  e que acumulam mais atribuições. Ele frisou que os gestores esperam muito a mudança no Pacto Federativo, pois os recursos repassados são insuficientes para garantir a saúde, educação e infra-estrutura. “Além disso o sub-financiamento dos programas federais afeta o orçamento das prefeituras, que são obrigadas a arcar com mais recursos para o funcionamento dos PSFs,  transporte e merenda escolar.

Com o lema do Governo Federal ‘Mais Brasil e Menos Brasília’, acreditamos em uma mudança, e que possa melhorar a situação dos municípios, pois os  recursos que chegam são mínimos para atender as necessidades da população.

Para o prefeito de Santo Antônio do Leste é uma satisfação o município estar classificado entre os melhores municípios de boa gestão, segundo a pesquisa realizada pela Federação das Indústrias do Rio de Janeiro (Firjan). “Muitas vezes rimos por fora e choramos por dentro, mas vale a pena. Gratidão a Deus, Secretários e Servidores Públicos do município. Deus é fiel”, palavras do Prefeito de Santo Antônio do Leste, Miguel José Brunetta.

Prefeitura Municipal de Santo Antônio do Leste, Mato Grosso.

Vivendo um Novo Tempo, Construindo uma Nova História.

Confira nos links abaixo:

• mt
  • boa gestão
  • sal
  • cba
  • pva
  • santo antônio do leste
  • mato grosso
  • prefeito