Publicado em: 23/11/2018 ás 08:00:00

O Prefeito Miguel Brunetta esteve na cidade de Água Boa – MT, a convite da Assembléia Legislativa de Mato Grosso, que realizou audiência pública para garantir a manutenção do traçado original da Ferrovia de Integração do Centro-Oeste (Fico).

Na ocasião estavam prefeitos de inúmeros município da região do Araguaia, deputados e representantes da ANTT-Agencia Nacional de Transporte Terrestre, Políticos, empresários e outros segmentos sociais também participaram e assinaram um abaixo-assinado, que será enviado ao Ministério dos Transportes, Senado Federal e Tribunal de Contas da União (TCU), solicitando a manutenção do traçado original da ferrovia e a agilização no processo de liberação das obras.

O autor do evento, deputado estadual Ondanir Bortolini - Nininho (PSD), e o senador Wellinton Fagundes (PR) farão juntos a entrega da ata da audiência pública e do abaixo-assinado também aos demais membros das bancadas estadual e federal de Mato Grosso. “Vamos lutar em Brasília como já estamos fazendo para que esse traçado original seja mantido e que possamos ter as obras iniciadas em 2019 e o trem chegando aqui (em Água Boa) no menor prazo de tempo possível. Que tenhamos a Fico construída e gerando desenvolvimento”, disse Fagundes.

O consultor econômico Luiz Antônio Pagot explicou que o traçado da ferrovia prevê um trecho de 383 quilômetros de Campinorte (GO) até Água Boa (MT). “Não há como mudar o traçado. Já foram feitos os estudos técnicos,  ambientais e de viabilidade econômica desse trecho”, explicou. O debate, inicialmente, foi provocado a partir de uma sugestão de empresários da região de Querência para uma mudança de percurso, levando a ferrovia a adentrar áreas indígenas e regiões alagadas, o que, segundo Pagot, “além de aumentar o trajeto, descartaria R$ 20 milhões que já foram gastos nos projetos do traçado original”.

O prefeito de Água Boa, Mauro Rosa, conhecido como Maurão  (PSD),  disse que “a ferrovia será a redenção do Araguaia  porque vai agregar valor à produção local, competividade ao mercado e é importante que o projeto prossiga porque já está em andamento desde 2010.  Tem uma fronteira agrícola para ser aberta a partir dessa ferrovia e precisamos dessa logística”, afirmou.

O prefeito de Santo Antônio do Leste, Miguel José Brunetta(PR) disse:, “A vinda da ferrovia é a maior expectativa não só do Araguaia, mas de todo o estado porque vai agregar valor a tudo que se produz, é um avanço que trará resultados significativos na economia do estado e para o produtor.”

A audiência foi solicitada após rumores de mudança do traçado da ferrovia, que pela nova proposta passaria por outras cidades como Querência e outras do Baixo Araguaia saindo do eixo que foi primeiramente traçado.