Publicado em: 04/04/2022 às 09:49:00 Autor: Gian França Fonte: Assessoria de Imprensa Foto: Gian França

A Prefeitura Municipal, por meio das Secretarias de Saúde e Educação, realizou nas duas ultimas semanas do mês de Março, o Programa Saúde na Escola. Diversas palestras foram realizadas nas escolas do Município. O objetivo do programa é contribuir para a formação integral do educando, com ações de promoção, prevenção e atenção à saúde.

“O Programa Saúde na Escola é um programa que busca estreitar a relação entre saúde e educação. Para isso, buscamos temas atuais  para conversar com alunos e equipe escolar. O COVID-19 é um deles, na oportunidade,  esclarecemos os cuidados que devem ser mantidos nesse  cenário e ressaltamos a importância da vacinação’’, frisou a Fisioterapeuta e Palestrante, Renata dos Santos Felbek.

Para o Enfermeio e Palestrante, Christhiano Vieira Borges, “O programa saúde na escola é uma estratégia de educação em saúde muito importante na vida dos alunos, estive trabalhando o tema puberdade, sexualidade  e gravidez na adolescência a partir do 5 ano nas escolas municipal e estadual na qual a compreensão adequada do público gera  impacto direto na vida dos alunos, uma vez que se tornam conscientes do seu desenvolvimento e são capazes de fazer escolhas e tomar decisões podendo planejar e modifica o futuro. Na escola de educação infantil trabalhei com os professores e demais servidores da escola com o tema primeiros socorros em pediatria, abordagem teórico - pratica que capacita o participante a tomar uma atitude correta frente uma situação de urgência/emergência preservando a vida de uma criança. São ações de promoção a saúde e a vida que fazem toda diferença no dia a dia de cada pessoa. Isso é o PSE, integração saúde e educação.”

“No Programa Saúde na Escola, o nutricionista atua na promoção dos hábitos alimentares saudáveis por meios de ações de educação nutricional, garantido que todos tenham conhecimento sobre o direito humano à alimentação adequada e assumindo a defesa e segurança alimentar e nutricional de todas as crianças atendidas neste  município, objetivando a prevenção de doenças e a promoção da saúde”, completou a Nutricionista do Município, Meirielly Marques Figueiredo Baltazar.

“A finalidade do Programa Saúde na Escola (PSE) é levar ações de saúde para dentro das escolas. Frente a isto, decidimos e realizamos a seguinte Ação temática: “A saúde mental nas escolas”. Deste modo, desenvolvemos dentre outras atividades: algumas conferências temáticas: Saúde mental de estudantes do Ensino médio, rodas de conversa sobre a Saúde mental na EJA. Para fins de conclusão, consideramos que iniciamos um trabalho de ações que foram circunscritas em todas as escolas e serão realizadas de forma pontual nas escolas, dentro do planejamento”, ressaltou o Psicólogo do município, Aurelino Silva da Conceição.

• PREFEITURA DE SANTO ANTÔNIO DO LESTE
  • SECRETARIA DE SAÚDE