Publicado em: 18/05/2022 às 15:29:00 Autor: Orlando de Souza Fonte: Assessoria de Imprensa Foto: Gian França

A campanha MAIO LARANJA tem o objetivo de articular com diversos órgãos e a sociedade civil na implementação de campanhas de conscientização voltadas ao público infanto-juvenil, lembrar que ao longo do mês de maio, especificamente no dia 18, realiza-se a Campanha alusiva ao Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes.

Como de costume, todo ano o Governo Municipal de Santo Antônio do Leste, por meio da Secretaria de Assistência Social, Saúde, Conselho Tutelar e CMDCA - Conselho Municipal da Criança e do Adolescente, dedica em campanhas no mês de maio voltadas a esse assunto.

Além de palestras nas escolas do município, em parceria com a Secretaria de Saúde e Conselho Tutelar, na manhã desta quarta-feira (18), aconteceu a Caminhada, com deslocamento as 8 horas, em frente ao CRAS.
Na ocasião compareceram representante do Poder Executivo, Poder Legislativo e sociedade civil, onde fizeram um trajeto pela cidade, conscientizando a população, por meio de som automotivo, com apoio da Polícia Militar.

O trajeto finalizou em frente ao prédio da prefeitura, com músicas e apresentações realizadas através das crianças do Serviço de Convivência do município. A ação visa sensibilizar, informar e convocar toda a sociedade a participar da luta em defesa dos direitos de crianças e adolescentes.

O dia 18 de Maio - “Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes”, instituído pela Lei Federal 9.970/00, é uma conquista que demarca a luta pelos Direitos Humanos de Crianças e Adolescentes no território brasileiro e já alcançou muitos municípios do nosso país.

Esse dia foi escolhido porque em 18 de maio de 1973, na cidade de Vitória (ES), um crime bárbaro chocou todo o país e ficou conhecido como o “Caso Araceli”. Araceli era o nome de uma menina de apenas oito anos, que teve todos os seus direitos humanos violados, foi raptada, estuprada e morta por jovens de classe média alta daquela cidade. O crime, apesar de sua natureza hedionda, até hoje está impune.

Portanto, se você tiver alguma suspeita ou conhecimento de alguma criança ou adolescente que esteja sofrendo violência, deve denunciar. VOCÊ PODE AGIR BONITO, proteja nossas crianças e adolescentes!
Disque 100
Secretaria de Assistência Social – 66 9.9209-6811