Publicado em: 22/11/2022 às 13:05:00 Autor: Orlando de Souza Fonte: Assessoria de Imprensa Foto: Thiago Mendes

A fim de conscientizar a população sobre os riscos do câncer de próstata, formas de prevenção e as maneiras de diagnosticar a doença, a Prefeitura Municipal de Santo Antônio do Leste, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, realizou o dia “D”, na E.S.F. Estela Nogueira de Souza.

O “Dia D” esteve movimentado na última segunda-feira (21), onde os profissionais estiveram realizando coletas de exames PSA, consultas médicas, vacinação, além de café da manhã. A coleta do exame foi realizada no público masculino de no mínimo 40 anos, com alguns critérios pré-exame.

Segundo a Auxiliar Administrativo da Saúde Pública, Susana Tafarel, cerca de 46 atendimentos foram realizados apenas no “Dia D”. O Prefeito José Arimateia participou do evento e realizou a coleta de sangue para o exame de prevenção. Segundo o prefeito, é muito importante a conscientização dos homens de como cuidar da saúde e realizar exames preventivos regulares.

Além da população masculina do Perímetro Urbano, foram realizados atendimentos aos trabalhadores da zona rural e povos indígenas. O Secretário de Saúde, Marcos da Silva Alves, ressaltou que apesar de ser uma doença grave, cerca de 90% dos casos são passíveis de cura, desde que o diagnóstico seja realizado precocemente. “A Secretaria de Saúde está sempre com a equipe de prontidão, fazendo triagem, realizando diagnóstico, de fato salvando vida, que é o nosso objetivo principal”, ressaltou o secretário.

O Novembro Azul é um movimento que visa à conscientização a respeito do câncer de próstata. O câncer de próstata é o câncer que mais afeta a população masculina do nosso país, depois do câncer de pele não melanoma.

Em 17/11 é comemorado o Dia Mundial de Combate ao Câncer de Próstata, data que deu origem ao movimento Novembro Azul e teve início em 2003, na Austrália, visando chamar a atenção para a prevenção e o diagnóstico precoce das doenças que atingem a população masculina.

Diariamente, 42 homens morrem em decorrência do câncer de próstata e, aproximadamente, 3 milhões vivem com a doença. É a segunda maior causa de morte por câncer em homens no Brasil. São estimados para este ano 68.220 novos casos.

Notícias relacionadas

28/11/2022

PREFEITURA DE SANTO ANTÔNIO DO LESTE IRÁ PROMOVER O 1º FESTIVAL DE

Visualizar Notícia

24/11/2022

GRUPO DO CONVIVER DE SANTO ANTÔNIO DO LESTE REALIZA PASSEIO EM COMEMO

Visualizar Notícia

22/11/2022

FEIRA COMUNITÁRIA É SUCESSO EM SANTO ANTÔNIO DO LESTE

Visualizar Notícia

21/11/2022

ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA DE SANTO ANTÔNIO DO LESTE PARTICIPA DE VIDEO

Visualizar Notícia