Notícia PREFEITURA DE SANTO ANTÔNIO DO LESTE REALIZA “DIA D” QUE PROMOVE AÇÕES DA CAMPANHA NOVEMBRO AZUL

A fim de conscientizar a população sobre os riscos do câncer de próstata, formas de prevenção e as maneiras de diagnosticar a doença, a Prefeitura Municipal de Santo Antônio do Leste, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, realizou o dia “D”, na E.S.F. Estela Nogueira de Souza.
O “Dia D” esteve movimentado na última segunda-feira (21), onde os profissionais estiveram realizando coletas de exames PSA, consultas médicas, vacinação, além de café da manhã. A coleta do exame foi realizada no público masculino de no mínimo 40 anos, com alguns critérios pré-exame.
Segundo a Auxiliar Administrativo da Saúde Pública, Susana Tafarel, cerca de 46 atendimentos foram realizados apenas no “Dia D”. O Prefeito José Arimateia participou do evento e realizou a coleta de sangue para o exame de prevenção. Segundo o prefeito, é muito importante a conscientização dos homens de como cuidar da saúde e realizar exames preventivos regulares.
Além da população masculina do Perímetro Urbano, foram realizados atendimentos aos trabalhadores da zona rural e povos indígenas. O Secretário de Saúde, Marcos da Silva Alves, ressaltou que apesar de ser uma doença grave, cerca de 90% dos casos são passíveis de cura, desde que o diagnóstico seja realizado precocemente. “A Secretaria de Saúde está sempre com a equipe de prontidão, fazendo triagem, realizando diagnóstico, de fato salvando vida, que é o nosso objetivo principal”, ressaltou o secretário.
O Novembro Azul é um movimento que visa à conscientização a respeito do câncer de próstata. O câncer de próstata é o câncer que mais afeta a população masculina do nosso país, depois do câncer de pele não melanoma.
Em 17/11 é comemorado o Dia Mundial de Combate ao Câncer de Próstata, data que deu origem ao movimento Novembro Azul e teve início em 2003, na Austrália, visando chamar a atenção para a prevenção e o diagnóstico precoce das doenças que atingem a população masculina.
Diariamente, 42 homens morrem em decorrência do câncer de próstata e, aproximadamente, 3 milhões vivem com a doença. É a segunda maior causa de morte por câncer em homens no Brasil. São estimados para este ano 68.220 novos casos.