Publicado em: 30/04/2021 às 11:39:00 Autor: Orlando de Souza Fonte: Assessoria de Imprensa Foto: Gian França

A Prefeitura Municipal de Santo Antônio do Leste, através da Secretaria Municipal de Educação, em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde, realizou reunião de conscientização, nesta quinta-feira (29), na Escola da Aldeia Água Limpa, com lideranças Indígenas do município. Na reunião esteve presente a Secretária de Educação, Claudilene Oliveira, Secretário de Saúde, Marcos Alves, Diretora da Escola Indígena, Lucivania de Sousa, Enfermeiro Christhiano Vieira, Enfermeira da SESAI, Gleicilane Pereira e o Técnico de Enfermagem, Indígena Horácio.

Para o Prefeito, José Arimateia Vieira Alves, esse trabalho gera efeitos positivos, onde os profissionais esclarecem aos Indígenas os benefícios de receberem a vacina. “Eu quero agradecer a participação e o apoio do Cacique Vander Siminda, Cacique Pedro Anísio, Cacique Elson Bododi' rã, Cacique Mário Milson Warairó, Cacique Ubiratan Wa aire e o Professor Indígena, Modesto Tserehité, representando o Cacique, Edmundo Omonedi Wari, que com certeza irá transmitir essa mensagem aos seus liderados”, finalizou o Prefeito.

O objetivo principal da reunião foi de conscientizar a comunidade indígena a tomar a vacina para imunização da Covid-19. Segundo a Secretária de Educação, Claudilene Oliveira, a vacinação irá imunizar deste vírus e continuar com as aulas. “Acredito que foi muito proveitosa a reunião, pois os Caciques demostraram apoio a equipe, para atingir a meta da porcentagem de vacina, inclusive um dos Caciques pediu que a enfermeira que já fosse à Aldeia dele para vacinar”, frisou a Secretária de Educação.

O Secretário de Saúde, Marcos Alves, falou da importância da vacina e do apoio dos Caciques, a Enfermeira responsável pela vacina dos indígenas relatou que, começou visitar as Aldeias em janeiro do corrente ano para realizar a vacinação, porém no primeiro mês não teve muito êxito, já em fevereiro conseguiu um avanço considerável e no retorno para aplicação da segunda dose encontrou dificuldades novamente, segundo ela a conscientização é necessário para atingir a meta. O Enfermeiro Christhiano Vieira abordou a importância de se vacinar, respondendo às dúvidas dos Caciques em relação à vacina da Covid-19.

A reunião aconteceu após a Secretária de Educação, Claudilene Oliveira, receber ofício da SESAI/DSEI, do Ministério da Saúde e recomendação do Ministério Público Federal, sobre o Vacinômetro da Campanha contra a Covid-19, que encaminhou a recomendação do Ministério Público Federal, sobre suspender as aulas e contratações, até que a população indígena alcançasse o índice de 75% da população vacinada com a segunda dose, tendo em vista que até o momento as Aldeias pertencentes ao Município de Santo Antônio do Leste não atingiu este índice.

  • Tags:
  • SAUDE
  • INDIGENA
  • PROFISSIONAIS
  • EDUCAÇÃO
  • SECRETARIA DE SAUDE
  • SECRETARIA DE EDUCAÇÃO
  • PREFEITURA DE SANTO ANOTÔNIO DO LESTE
Notícias relacionadas

22/03/2024

COMBATE À VIOLÊNCIA DOMÉSTICA CONTRA A MULHER É DISCUTIDO NO 1° E

Visualizar Notícia

22/03/2024

PREFEITURA INVESTE NA RECUPERAÇÃO DE ESTRADAS VICINAIS PARA MELHORAR

Visualizar Notícia

18/03/2024

INSCRIÇÕES ABERTAS PARA O CAMPEONATO MUNICIPAL DE FUTEBOL SOCIETY 20

Visualizar Notícia

14/03/2024

PREVISAL PROMOVE AUDIÊNCIA PÚBLICA EM SANTO ANTÔNIO DO LESTE

Visualizar Notícia