Publicado em: 02/07/2020 ás 12:00:00 Autor: Orlando de Souza Fonte: Assessoria de Imprensa

A Prefeitura Municipal de Santo Antônio do Leste adquiriu um aparelho analisador bioquímico, modelo SX 160, no valor de R$ 69.999,00, esta conquista foi proporcionada através de uma emenda direcionada ao município pelo Deputado Valtenir, onde o Governo Municipal, utilizou parte da verba na aquisição do aparelho. O Analisador automático SX-160 é ideal para laboratórios em expansão e modernização, possui todos os recursos tecnológicos existentes em automação e ainda conta com estação automática lavadora de cubetas e exclusivo sistema de água aquecida para todas as lavagens de agulhas e cubetas, proporcionando 100% de eliminação do efeito “arraste”.

O aparelho analisador foi instalado nesta segunda-feira (29.06), onde os profissionais tiveram dois dias de treinamento de manuseio do aparelho. Segundo o bioquímico, Rafhael Agostini Marques, o Analisador será de grande utilidade para o município, exames que eram enviados para serem realizados nos municípios vizinhos poderão ser processados no laboratório da saúde pública, proporcionando agilidade nos processos, aumentando a precisão de assertividade nos resultados em relação ao aparelho convencional, podendo ser realizados cerca de 10 novos exames e uma maior quantidade diária, devido o aparelho possuir velocidade de 160 testes por hora, 50 pacientes e 36 reagentes simultâneos.

“Foi mais uma conquista muito importante para o nosso município, benefício para a população e agilidade para a saúde pública do nosso município, é um aparelho moderno e superior ao convencional, parte das coletas que o bioquímico realizavam, eram enviadas para laboratórios de outros municípios, com este aparelho irá agilizar o processo ainda mais, podendo realizar os exames no próprio laboratório público”, ressaltou a secretária de saúde, Elaine de Fátima Mors.