Prestação de contas referente ao terceiro quadrimestre de 2019
Publicado em: 21/02/2020 ás 16:08:00 Autor: Orlando de Souza Fonte: Assessoria de Imprensa Foto: Welvys Thiers Santos

Aconteceu na tarde dessa quinta-feira (20/02), às 16h00, no prédio do CRAS, Audiência Pública de Prestação de Contas a população, referente ao terceiro quadrimestre de 2019. A ocasião contou com a presença de representantes do Poder Executivo, do Legislativo, servidores municipais, e munícipes em geral.

A referida Audiência Pública tem por finalidade levar ao conhecimento da população os anexos de Relatório de Gestão Fiscal – RGF e Relatório Resumido de Execução Orçamentária – RREO.

O senhor Izaia Borges da Silva, contador municipal, começou com uma rápida explicação sobre a grande importância e o objetivo da Audiência Pública, na sequência, prosseguiu falando sobre as ações realizadas pelo município no 3º quadrimestre do ano anterior (2019).

Na ocasião o contador municipal apresentou o valor de R$ 15.762.780,74 (quinze milhões, setecentos e sessenta e dois mil reais, setecentos e oitenta reais e setenta e quatro centavos), que o município arrecadou nos últimos quatro meses (valor considerável devido a ITBI que o município recebeu).

Foi abordado as despesas orçamentárias explanando de forma resumida cada uma das etapas, onde as despesas pagas de setembro a dezembro de 2019 totalizam o valor de R$ 11.106.303,20 (onze milhões, cento e seis mil reais, trezentos e três reais e vinte centavos), sendo gasto com pessoal 39,95% nesse período, ficando dentro do que determina a lei.

O contador esclareceu aos presentes, que todas as aplicações referente ao percentual obrigatório por lei a ser aplicado na Saúde, Fundeb e Educação, foram superiores nesse período, exemplo da Saúde, o percentual exigido é de 15% e foi aplicado 28,51%, um valor considerável, acima do que a lei exige, chegando próximo ao dobro do percentual.

Em seguida o Contador concluiu sua explanação ressaltando que o município passou de um exercício para o outro com um superávit muito bom e que o Prefeito Miguel Brunetta sempre faz as aplicações de todos os recursos com muita clareza, agradeceu a todos os presentes e passou a palavra para a Secretária da Assistência Social Marli Artuzo Brunetta.

A Secretária da Assistência Social abordou a importância de a população estarem presente, recebendo essas informações, agradeceu a todos que estavam no recinto e convidou o Gerente de Cidade, Dr. Ronaldo Amorim, para falar um pouco das obras que já estão em andamento atualmente e dos trâmites que estão sendo realizados referente as obras que irão começar em breve.

O Gerente de Cidade relatou que o gestor atual, Miguel Brunetta, ao assumir a gestão em 2020, em determinada reunião no Tribunal de Contas, um conselheiro disse “você está pegando uma bomba com efeito retardado, ela vai explodir no seu colo”, prosseguiu dizendo o Gerente de Cidade, “Quando eu olho para essa obra do pórtico, lembro da frase do conselheiro, porque a obra de pavimentação asfáltica no local da construção do pórtico, havia sido feita no local errado, o asfalto está errado, por esse motivo a obra do pórtico está demorando, pois o prefeito Miguel está fazendo o certo, a demora é devido os trâmite que já está sendo realizado e será sim construído o pórtico. Os moradores do bairro Santa Inês serão contemplados com praticamente 80% de pavimentação asfáltica em todo o bairro, sendo asfaltado também o Centro, bairro Novo Campo, na Avenida Brasil será deslocada a rede de energia e também será asfaltada, urbanizada e iluminada. O prédio do CRAS, foi licitado para conclusão do mesmo, Foi aprovado pela Funaza 600 lixeiras para serem instaladas no município. A urbanização e iluminação da Avenida Goiás já está sendo feita e dia 06 de março, a empresa que ganhou a licitação para fazer a troca total da iluminação de vapor de sódio por lâmpada de led na cidade. A secretaria de Educação foi entregue, a lavanderia anexo ao PA está em fase de acabamento e estão cobrindo a quadra da Escola Municipal Domingos Azzolini e a EMEI Professor Vanderlei Cecatto também em fase de acabamento, com término previsto para março 2020”, resumiu o Gerente de Cidade, Dr. Ronaldo Amorim.

• AUDIÊNCIA PÚBLICA
  • PRESTAÇÃO DE CONTAS