Publicado em: 03/06/2020 ás 16:53:00 Autor: Orlando de Souza Fonte: Assessoria de Imprensa

A Prefeitura Municipal de Santo Antônio do Leste (MT), através do Boletim Diário, emitido nesta terça-feira (02) pela Secretaria Municipal de Saúde, confirmou o primeiro caso de infecção pelo novo coronavírus (Covid-19). Não há detalhes sobre a identidade do paciente, segundo a secretária de saúde, Elaine de Fátima Mors, o infectado é do setor rural, o mesmo se encontra em isolamento, sendo monitorado pela equipe de profissionais da saúde.

O prefeito Miguel Brunetta faz suas considerações, do quadro em que o município se encontra. “Estamos vivendo um momento que precisamos intensificar os cuidados no combate ao coronavírus. Foi diagnosticado o primeiro caso em nosso município, e poderá ter avanço, caso não seguirmos os procedimentos necessários de prevenção. Vamos seguir corretamente as normas restritivas, deixar as reuniões festivas para quando tudo voltar ao normal, evitar sair para outros municípios sem necessidade, evitar aglomerações, principalmente o contato físico. Ao grupo de risco, no qual faço parte, quem puder, fiquem em isolamento, essa pandemia é uma doença silenciosa e mortal, quando sentirmos os sintomas, talvez pode ser tarde demais, é muito sério, um abraço para todos vocês a longa distância e que Deus nos proteja nessa pandemia e sempre”, frisou o prefeito.

A secretária de Saúde, Elaine de Fátima Mors, faz algumas recomendações à população. “COVID-19 é uma doença que apresenta um quadro clínico que varia de infecções assintomáticas a quadros respiratórios graves. A maioria dos pacientes com COVID-19 (cerca de 80%) podem ser assintomáticos e cerca de 20% dos casos podem requerer atendimento hospitalar. Os sintomas mais comuns são: tosse, Febre, Coriza, Dor de garganta, dificuldade para respirar entre outros. Consequentemente por haver já caso confirmado em nosso município, alerto para que os cuidados em relação à prevenção a doença sejam redobrados, como evitar aglomerações, higienização das mãos e demais recomendações da OMS, digo também como representante da linha de frete, contra a pandemia que estamos nos dedicando, para melhor atender a população, muito importante frisar que, o Hospital já tem toda uma estrutura separada para pacientes exclusivos covid-19, no intuito de reduzir ao máximo o índice de infecção. Peço a colaboração da população, principalmente ao grupo de risco: diabéticos, hipertensos, pacientes com problemas renais, problemas de câncer, baixa imunidade etc, quem puder, fique em suas residências, esse é um pedido da Secretaria Municipal de Saúde, temos a estrutura para receber nosso paciente, mas sabemos que a doença ela é agressiva, principalmente para esse grupo. Estamos trabalhando e fazendo a nossa parte como profissional, mas contamos com a colaboração da população no dia a dia”, finalizou a secretária de saúde.

• covid-19
  • caso confirmado
  • santo antônio do leste
  • mato grosso