Publicado em: 11/05/2015 às 19:32:45 Autor: Agência de Notícias da AMM
O município de Santo Antonio do Leste foi o primeiro do estado a enviar as informações da carga de janeiro para o Sistema Aplic, do Tribunal de Contas do Estado (TCE-MT). A ferramenta é um produto do Programa de Desenvolvimento Institucional Integrado (PDI) e a única forma de envio mensal das informações sobre as receitas, despesas, dívidas e balanços. O não cumprimento dos prazos pode ocasionar em multas altas para as prefeituras. De acordo com o prefeito Miguel Brunetta, a prestação de contas sempre foi uma preocupação de sua gestão. Quando assumiu o executivo municipal em 2013, foi realizada a licitação para contratação de uma empresa de contabilidade para locação de software e assessoramento. Brunetta explicou que apesar de fornecer o sistema, quem alimenta os dados é a equipe técnica da prefeitura. “A equipe da prefeitura está empenhada no envio das informações das próximas cargas dentro do prazo estipulado pelo TCE”, ressaltou. O gerente de Cidades de Santo Antonio do Leste, Ronaldo Amorim, avalia que a interação entre as equipes e a atenção para as mudanças no sistema do Tribunal foram fundamentais para o cumprimento dos prazos. “As equipes técnicas estão alinhadas e trabalhando em conjunto, atentas para as constantes mudanças que o TCE efetua no layout do Sistema”, explicou. As alterações na plataforma do Aplic são algumas das principais dificuldades encontradas pelos gestores municipais, que precisam adequar seus sistemas às novas exigências em tempo hábil. Nos últimos anos, a Associação Mato-grossense dos Municípios solicitou a dilação do prazo de envio, que foi atendida por unanimidade dos conselheiros. Entre as justificativas para a prorrogação, a AMM citou como motivos as mudanças realizadas no modelo de envio, os “novos critérios contábeis”, a impossibilidade de encaminhamento das prestações de contas por meio físico e problemas técnicos da ferramenta.