Publicado em: 17/08/2017 às 10:32:00 Autor: Eli de Oliveira

O município de Santo Antônio do Leste atingiu o 14º lugar no ranking que analisa as contas públicas dos municípios do País divulgado pela Federação das Indústrias do Rio de Janeiro (Firjan). A lista leva em conta dados divulgados pelas prefeituras ao Tesouro Nacional, referente ao ano de 2016.

O IFGF- Índice Firjan de Gestão Fiscal avalia as contas das prefeituras, com base em indicadores como receita própria, gastos com folha, investimentos, liquidez e custo da dívida.

No ranking nacional, dentre os 5.570 municípios do país, Santo Antônio do Leste ficou na 223ª posição em nível nacional, para se ter uma ideia, em 2012 o município ficou na 3.460ª colocação em nível nacional e 121ª nível estadual. Desde que assumiu o primeiro mandato, o prefeito Miguel Brunetta e equipe tem aprimorado a gestão municipal resultando num crescimento gradativo no ranking.

“Estamos felizes, pois isso prova o compromisso da equipe administrativa, temos o compromisso de administrar com seriedade e isso tem acontecido, temos que continuar para que cada vez o município alcance resultados melhores” - pontuou o prefeito Miguel Brunetta.

O Índice Firjan de Gestão Fiscal leva em conta cinco critérios: capacidade de arrecadar sem depender dos repasses dos estados e da União, gastos com pessoal em relação ao orçamento, suficiência de caixa, capacidade de investimentos  e menor índice de endividamento.

O indicador varia de 0 a 1. São considerados em situação fiscal difícil os municípios com nota entre 0,4 e 0,6 e em situação crítica os com nota inferior a 0,4. Prefeituras com nota entre 0,6 e 0,8 têm a situação fiscal considerada boa. Notas acima de 0,8 recebem a classificação de excelente.

Os dados de todos os municípios do país bem como o ranking completo poderá ser acessado no site da Firjan: www.firjan.com.br