Publicado em: 01/08/2015 ás 10:15:31 Fonte: Paranatinganews.com.br Foto: Ely de Oliveira

Com 2.339(dois mil trezentos e trinta e nove) eleitores, o município de Santo Antônio do Leste, então pertencente mais à 40ª Zona Eleitoral de Primavera do Leste, passa a pertencer à 57ª Zona Eleitoral, sediada no município de Paranatinga.

Esta mudança traria mais comodidade ao eleitor de Santo Antônio do Leste, que fica a 92 km de Paranatinga e 150 km de Primavera do Leste. Outra melhoria será registrada com o equilíbrio do número de eleitores.

Santo Antônio do Leste possui 2.339 aptos a votar que, somados aos de Paranatinga (17.465) serão apenas 19.804 eleitores nessa circunscrição. Enquanto isso, o município de Primavera do Leste já registra um eleitorado de 56.192 votantes.

“Por tais razões, a fim de se equilibrar o eleitorado envolvido e, principalmente, atender o eleitor de Santo Antônio do Leste em uma distância menor, bem como melhorar a logística dos trabalhos eleitorais, voto pela aprovação integral desta proposta”, disse o relator.

Metodologia

O trabalho da comissão de remanejamento teve como objetivo atingir maior homogeneidade à divisão da circunscrição eleitoral em Mato Grosso. Ele se baseou na Resolução do Tribunal Superior Eleitoral nº 23.422/14, que entre seus artigos determina que nenhuma zona eleitoral possua menos que 10 mil eleitores, ressalvadas situações excepcionais.

O Estado de Mato Grosso possui 60 zonas eleitorais, quantitativo este alcançado no ano de 1999. Nos últimos anos, vários remanejamentos já foram realizados para atender o interesse público, sendo que a última grande readequação foi feita no ano de 2005.