Publicado em: 27/07/2019 ás 17:44:00 Autor: Orlando de Souza

A Secretaria Municipal de Saúde do Município de Santo Antônio do Leste - MT, realizou nesta sexta-feira (26/07), às 13 horas, a 1ª reunião preparatória do PLANIFICASUS da Unidade Laboratório (UL) ESF - Estela Nogueira de Souza. Se fazendo presente o Tutor Municipal da Planificação, Secretária de Saúde do Município, equipe da UL (Unidade Laboratório), Equipe Núcleo de Apoio a Saúde da Família (NASF), representantes do Conselho Municipal de Saúde, equipe técnica desta secretaria e representante da Prefeitura Municipal.

Foi realizado uma explanação sobre o que é o PLANIFICASUS, projeto este que aguarda sua execução desde 2006, está sendo executado pela Sociedade Beneficente Israelita Brasileira Albert Einstein (SBIBAE) e tem como objetivo geral implantar a metodologia de Planificação da Atenção à Saúde (PAS), proposta pelo Conselho Nacional de Secretários de Saúde (CONASS), fortalecendo o papel da Atenção Primária à Saúde (APS) e a organização da Rede de Atenção à Saúde (RAS) no SUS com vistas de responder as demandas e expectativas da população. A SBIBAE é o executante do projeto, solicitado pelo CONASS, é acompanhado e monitorado pelo Departamento de Saúde da Família da Secretaria de Atenção Primária à Saúde do Ministério da Saúde.

A equipe da UL neste dia deu início aos trabalhos do PLANIFICASUS, projeto este que apresenta proposta motivante para um SUS melhor. O PLANIFICASUS tem duração prevista de 16 meses em cada região de saúde.

A Secretária Elaine Mors agradeceu o Tutor Municipal Christhiano Vieira Borges por conduzir a reunião, desenvolvendo habilidades cruciais nos profissionais da Saúde do Município. “Não tenho dúvida que esse projeto refletirá diretamente no atendimento à população de Santo Antônio do Leste, criando mecanismos e ações de bem-estar no que se refere à saúde.