VACINAÇÃO PARA PESSOAS A PARTIR DOS 6 MESES DE IDADE
Publicado em: 11/02/2020 ás 19:10:00 Autor: Orlando de Souza Fonte: Assessoria de Imprensa

A Prefeitura Municipal de Santo Antônio do Leste, através da Secretaria Municipal de Saúde, comunica toda a população santoantoniense que a vacinação contra o sarampo está sendo realizada no PSF municipal, das 07h às 11h e das 13h às 17h, para pessoas apartir dos 6 meses de idade, até o dia 13 de março do corrente ano, é necessário que leve a caderneta de vacina no ato da vacinação. Quem já tomou as 2 doses da vacina não precisa se vacinar.

O sarampo é causado por um vírus altamente contagioso – 90% das pessoas sem imunidade que compartilham espaços com pessoas contaminadas contraem a doença. O sarampo é transmitido através do contato com gotículas do nariz, da boca ou da garganta da pessoa infectada, quando ela tosse, espirra e respira.

Os sintomas se manifestam entre 10 e 14 dias após a exposição ao vírus e incluem coriza, tosse, infecção nos olhos, erupção cutânea e febre alta. Três a cinco dias após o início dos sintomas, uma erupção cutânea explode. Geralmente, começa como manchas vermelhas planas que aparecem no rosto na linha do cabelo e se espalham para o pescoço, tronco, braços, pernas e pés.

A vacinação é a melhor forma de proteção contra o sarampo e, mesmo depois que a doença já tenha começado a se espalhar, a vacina ainda pode reduzir o número de casos e mortes. A dificuldade está no fato de pelo menos 95% das pessoas precisarem estar imunizadas para prevenir novos surtos.

• SARAMPO
  • CAMPANHA