Dados Geográficos

05/10/2017

DEPENDENCIA GENEALOGICA 
O município de Cuiabá deu origem ao município de Araguaya (depois extinto), do qual originou-se o município de Barra do Garças, que deu origem ao município de Novo São Joaquim, de onde se originou o município de Novo São Joaquim, que deu origem ao município de Santo Antonio do Leste.

DENOMINAÇÃO DOS HABITANTES
Santo-antoniense-do-leste 
LOCALIZAÇÃO GEOGRÁFICA
Mesorregião Nordeste mato-grossense, Microrregião Canarana.

FISIOGRAFIA

O município está localizado no Planalto Central, com altitudes entre 600 e 700 metros.. O solo varia entre arenoso e argilo-arenoso, de média fertilidade e coloração evoluindo de vermelha (menor parte) até amarela. A vegetação tipicamente é dominada por cerrado baixo (maior parte) e campos, em geral substituídos por lavouras.

RECURSOS HÍDRICOS

Santo Antônio do Leste encontra-se exatamente no divisor de águas Xingu/Araguaia, sendo que, na realidade, a sede municipal hoje está toda contida na Bacia do rio Araguaia, sub-bacia Rio das Mortes, mas futuras áreas de expansão da sede municipal poderão estar inseridas na Bacia do rio Xingu. Os cursos d’água de maior importância no contexto municipal são o ribeirão Quinze de Agosto e rio Kuluene, na Bacia Xingu; e o córrego Buriti e rio Suspiro, na Bacia Araguaia. Quanto ao aqüífero subterrâneo, os resultados obtidos com poços profundos já perfurados na cidade indicam vazões da ordem de 36 m3/h, com aproximadamente 150 metros de profundidade.

POPULAÇÃO

Conforme dados do IBGE na contagem 2010 o Município de Santo Antonio tem 3.754 habitantes. www.ibge.gov.br/cidadesat/xtras/perfil.php?codmun=510779&r=

ELEITORES

Em Agosto/2012 conforme fonte do TSE existem 2.676 eleitores no Município de Santo Antonio do Leste, confira no link abaixo. www.tse.jus.br/eleicoes/estatisticas/quantitativo-do-eleitorado/consulta-quantitativo

LIMITES GEOGRÁFICOS

O Município de Santo Antonio do Leste faz fronteira a Leste com Primavera do Leste, ao Norte com Paranatinga, a oeste com Campinápolis, sudoeste com Novo São Joaquim e ao sul com Poxoréu.

RELEVO

O relevo é composto por grandes áreas planas, ocupadas principalmente por lavouras e vales com depressões, que formam os cursos d’água.

COORDENADAS GEOGRÁFICAS

Latitude : 14º49’09’’ Longitude: 53º37’09’’

EXTENSÃO TERRITORIAL

A extensão territorial do Município e Santo Antonio é de 4.147 km2.

BACIA HIDROGRÁFICA

Grandes Bacias do Amazonas e Tocantis.

FORMAÇÃO GEOLÓLICA

Coberturas não dobradas do Fanerozóico, sub-bacia ocidental do Paraná. 
Autor:Jeronimo Lemes de Siqueira