Publicado em: 17/06/2024 às 10:44:00 Autor: Orlando de Souza Fonte: Assessoria de Imprensa

O Tribunal de Contas de Mato Grosso, em colaboração com o governo do Estado e a Associação Mato-grossense dos Municípios, empreendeu esforços conjuntos para assegurar a destinação de R$ 122 milhões para a conclusão e construção de creches. Estes recursos foram aprovados na Lei Orçamentária Anual deste ano, porém, devido às exigências da legislação eleitoral, as prefeituras têm até o próximo dia 6 de julho para garantir sua efetiva aplicação. A lista de municípios prioritários contempla Santo Antônio do Leste, Querência, Aripuanã, Poconé, Colniza, Porto dos Gaúchos e General Carneiro, cujos líderes municipais estiveram presentes na reunião estratégica.

Segundo o prefeito José Arimateia, a desinformação é preocupante. “Quando a gente vê nas estatísticas que o município está zerado de demandas para creche, as pessoas acham que o município não tem esse problema, porém, temos uma escola infantil, fizemos adequação que atende cerca de 74 crianças de 0 a 3 anos e temos uma fila de espera de 30, sem contar alguns pais não se inscreveram. Vou estar agilizando o projeto e acredito que as outras partes, o município está hábito, temos o terreno e com certeza Santo Antônio do Leste vai estar nessa empreitada. Quero parabenizar o conselheiro Antônio Joaquim, que divulgou o estudo técnico dos municípios, graças a Deus estamos vivendo um bom momento na atual gestão", finalizou o prefeito.

O conselheiro Sr. Antônio Joaquim, em sua fala na 6ª Sessão Ordinária ressaltou que teria condições de até no início de Júlio definir, que seja 8 ou 10 municípios para receber o recurso, mencionou que foi realizado um estudo técnico e indicou 3 municípios que não tem problema nenhum com FNDE, que tem terrenos atualizados com georreferenciamento, que tem recursos orçamentários, recursos financeiros para entrar com a contrapartida e tem vontade política, segundo ele, já conversou com os 3 prefeitos e Santo Antônio do Leste é um dos 3 municípios estudados, e está habito.

Na ocasião, o secretário Alan Porto destacou que o Estado está comprometido em auxiliar os gestores, atuando em um regime de colaboração e que a equipe está inteiramente à disposição para analisar os projetos e dar o apoio necessário. O Estado está atuante na colaboração, prova disto é que praticamente todos os municípios possuem convênios com o Estado em diversas áreas. O levantamento classificou as regiões prioritárias para os investimentos, considerando, além da demanda por vagas, a sustentabilidade financeira, a capacidade de investimento, a vontade política e a inexistência de pendências com o FNDE.

  • Tags:
  • REUNIÃO
  • TRIBUNAL DE CONTAS
  • TCE-MT
  • PREFEITURA MUNICIPAL
  • SANTO ANTÔNIO DO LESTE
  • CRECHE
  • CONSTRUÇÃO
Notícias relacionadas

13/02/2026

Santo Antônio do Leste conquista Selo Ouro do Compromisso Nacional co

Visualizar Notícia

10/02/2026

NOTA DE ESCLARECIMENTO SOBRE MATÉRIA DIVULGADA A RESPEITO DA EDUCAÇ

Visualizar Notícia

06/02/2026

Santo Antônio do Leste celebra 28 anos com esporte, música e partici

Visualizar Notícia

28/01/2026

28 anos de Santo Antônio do Leste

Visualizar Notícia