53 CASOS DE POSSÍVEL PROLIFERAÇÃO DO MOSQUITO AEDES AEGYPTI FORAM DETECTADOS
Publicado em: 07/04/2020 às 11:14:00 Autor: Orlando de Souza Fonte: Assessoria de Imprensa

A Prefeitura Municipal de Santo Antônio do Leste, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, realizou um trabalho em parceria com Assessoria de Imprensa Municipal, onde o município fora mapeado por setor, através de drone, em busca de incidências dos focos do mosquito Aedes Aegypti, causador da dengue.

Essas medidas foram tomadas, após reunião com todos os Secretários Municipais, onde a Secretária de Saúde Elaine Mors, expôs à administração, que devido as medidas de isolamento em que a população aderiu na pandemia do coronavírus, os ACE - Agentes Comunitários de Endemia, já não estavam tendo êxitos nas visitas domiciliares.

O mapeamento que se iniciou em uma segunda-feira, dia 23 de março, no Bairro Santa Inês, finalizou nesta segunda-feira, 06 de abril do corrente ano, com 53 casos críticos, detectados através do drone, de possível proliferação do mosquito Aedes Aegypti, no município.

Conforme o Art. 2º do DECRETO Nº 022/2020, após a identificação dos focos, as equipes de Agentes Comunitários de Saúde e Agentes Comunitários de Endemia, realizaram o ingresso nos locais de tendência a proliferação, fazendo tratamentos com produtos e informando aos proprietários das residências, os possíveis itens causador do foco do mosquito.

“As imagens aéreas obtidas com o sobrevôo do drone, detectaram muitas coisas que dificultam os profissionais visualizarem do solo, tampas de caixa d’água que investe devido o sol, tornando um verdadeiro criadouro do mosquito, lixos nos fundos de quintais, muitos itens com água parada em cima das residências etc. A estratégia foi boa”, diz prefeito em exercício José Arimateia.

As ações deram resultados positivos, considera a secretária de Saúde Elaine Mors.  “tendo em vista o isolamento causado pelo coronavírus e que neste ano o número de casos de dengue tem aumentado, esse trabalho em parceria foi muito positivo. Além das fotos realizadas através do drone, eram disponibilizados os endereços via GPS, que facilitou para o encontro das residências, ajudando os Agentes Comunitários visualizarem os focos, sem necessariamente ir a todas as residências, acredito que com esse trabalho que foi realizado, irá diminuir consideravelmente o aumento de casos de dengue, mas vamos continuar trabalhando. Peço para que toda a população se conscientize, vamos cada um fazer nossa parte, nesse momento de grande proliferação do mosquito, toda estratégia a fim de eliminar o mosquito causador da doença é válida e todo cuidado é pouco”, destacou a secretária.

• Tags:
  • MAPEAMENTO ATRAVÉS DE DRONE