Notícia Silval sanciona lei que institui Dia da Paz e Conciliação
Publicado em: 22/07/2013 às 17:06:47
Autor: Flávia Borges, repórter do GD
O deputado estadual Emanuel Pinheiro (PR) emplacou a Lei que institui o Dia Estadual da Paz e da Conciliação, já sancionada pelo governador Silval Barbosa (PMDB). A data será comemorada sempre no dia 22 de julho.
A proposta visa estabelecer uma alternativa para a sociedade e, principalmente aos jovens, procurando contribuir para o estabelecimento de uma cultura de paz e conciliação. A busca é por um estado de justiça e felicidade coletiva.
"A data é uma oportunidade para conscientização da população, pois o tema é de importância social, econômica, educativa e espiritual", destacou o parlamentar. O dia 22 de julho é uma data estratégica, já que muitas pessoas, especialmente alunos das escolas, estão por terminar suas férias escolares e retomar a convivência maior com outras pessoas".
Outros estados brasileiros estão tomando a mesma medida, instituindo este dia como o da Paz e da Conciliação, trazendo para todos uma reflexão conjunta sobre a importância desses estados, na vida individual e social. A conciliação é um instrumento muito utilizado no âmbito jurídico, educacional e até prisional e tem trazido importantes resultados na pacificação da sociedade.
O período que vai do dia 22 de julho (Dia da Paz e da Conciliação) até o dia 1º de janeiro (Dia da Confraternização Universal) pode servir de incentivo para que todos busquem a conciliação para iniciar o próximo ano, verdadeiramente, em clima de paz e confraternização.
A diferença fundamental entre o Dia da Paz e da Conciliação (22 de julho) e o da Confraternização Universal (1º de janeiro) está em que a conciliação é o momento anterior e indispensável à confraternização entre os povos, pois advém do sentimento de perdão ensinado por Jesus como ferramenta para chegar ao amor ao próximo e a Deus. A conciliação é uma semente originada da Luz, da paz e do amor".
Notícias relacionadas